Amarante e Medina del Campo lançam rede internacional de destinos de enoturismo
O projeto, fundado pelas rotas vínicas de Rueda, a partir de Medina del Campo em Espanha e do UVVA Wine Tourism, em Amarante, Portugal, pretende criar uma rede internacional constituída pelos melhores destinos de enoturismo dos vinhos brancos.
A criação desta rede pretende realçar a excelência do produto enoturístico ligado aos Vinhos Verdes de Amarante e restante região e ao Verdejo, de Medina del Campo e da rota de Rueda, valorizando as suas especificidades, quer pelo que os aproxima, como pelo que os distingue.
Na base da concretização deste projeto estão as candidaturas aos programas europeus Interreg Sudoe e Erasmus+.
Com o programa Interreg Sudoe serão criados pacotes de enoturismo especializados em vinhos brancos, uma parceria entre a Ruta del Vino de Rueda e a UVVA Wine Tourism. Serão ainda constituídos espaços de Welcome Center de Enoturismo, de provas e degustação gastronómica nos mercados, bem como, serão utilizadas ferramentas tecnológicas de promoção do Enoturismo e desenvolvidas campanhas de marketing da rede e das rotas com vista à sua divulgação internacional.
Através da candidatura do programa Erasmus+ será possível criar um programa de formação profissional específico para o enoturismo, baseado nas melhores práticas internacionais e envolvendo peritos internacionais.
Este projeto surge de um encontro feliz, no âmbito do projeto City Centre Doctor, do programa Urbact da Comissão Europeia, no qual participam, entre outras cidades, Amarante e Medina del Campo e que, pelas semelhanças que aproximam as duas cidades, em termos de potencial enoturístico, decidiram realizar a 1ª edição das Jornadas Técnicas de Enoturismo, em Amarante nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, ao abrigo do projeto Rural Growth do programa Interreg Europe da Comissão Europeia.