Crianças desenharam postal de boas-festas
À semelhança de anos anteriores, entre 19 e 23 de dezembro, decorreu mais uma edição do ateliê de Natal, organizado pelo Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC). Destinado a crianças dos seis aos doze anos, no total, foram 15 as que participaram, desenhando um postal de boas-festas. Os participantes foram divididos em duas turmas, funcionando uma de manhã e outra de tarde.
O postal de boas-festas seguiu para os seus familiares ou amigos via correio tradicional. No decorrer do ateliê, as crianças puderam vivenciar todas as fases do processo: depois da produção do postal, a introdução em envelope, a escrita dos endereços de remetente e destinatário e, por fim, a aquisição e colagem do selo. Concluído todo este trabalho, foi feita a entrega na estação dos correios.
Como previsto, foi também construído um painel com as reproduções dos postais que ficou exposto na receção do MMASC, ajudando ao ambiente de magia daquele espaço, na quadra natalícia. Para casa, os jovens levaram argolas para guardanapos, também construídas por si, para serem usadas na decoração da mesa da ceia de Natal.
Recorde-se que, sob o signo de Amadeo, o ateliê pôs os participantes a refletir sobre as formas de comunicar na atualidade e na época em que viveu o artista, levando as crianças a construírem um postal de boas-festas, tendo como referência as cores, as técnicas e os ambientes visuais da obra do ilustre pintor amarantino.