Município aderiu ao exercício público de cidadania no âmbito do Risco Sísmico “A Terra Treme”
No dia 13 de outubro, às 10h13, realizou-se em Portugal o Exercício Público de Cidadania, no âmbito do Risco Sísmico “A TERRA TREME”. A Câmara de Amarante, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, associou-se à iniciativa, promovendo junto dos alunos e professores da EB 2,3 de Vila Caiz, do Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso, um minuto onde todos tiveram de pôr em prática os três gestos básicos de proteção em caso de sismo.
Dos exercícios consta o cumprimento dos procedimentos que os cidadãos devem adotar em caso de ocorrência de sismo, (também designado por terramoto ou tremor de terra): BAIXAR-SE sobre os joelhos, uma posição que evita a queda; PROTEGER a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível colocando-se sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente a ela; AGUARDAR até que a “terra pare de tremer”.
No final, o Serviço Municipal de Proteção Civil deu os parabéns aos alunos e professores pelo cumprimento integral dos objetivos do Exercício Público de Cidadania e lançou o desafio de o mesmo ser replicado à noite, nas suas casas, conjuntamente com os seus familiares.