“V Noite dos Carrapatos” recupera tradição
É já considerada uma referência da cultura popular amarantina e vai, a 30 de Abril, para a 5ª edição. A “Noite dos Carrapatos” é organizada pela Secção Cultural da Associação Desportiva de Amarante (A.D.A) e conta com o apoio da União de Freguesias de Amarante (São Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão e do Município de Amarante.
O lançamento dos “Carrapatos” é uma antiga tradição que foi revitalizada pela primeira vez em 2012 e que decorre, segundo a tradição na véspera do 1º de maio, dia em que se colocam as maias (giestas de flor amarela) nas ombreiras de portas e janelas para espantar os “Carrapatos”. António Pereira, um dos impulsionadores do evento, lembra que esta data era também utilizada para “se dizer aquilo que nos outros dias era proibido falar”.
O programa começa às 21h30, do dia 30 de abril, no Largo de São Gonçalo e termina na Alameda Teixeira de Pascoaes perto da meia-noite, passando entretanto por diversos pontos do núcleo urbano amarantino. No final da “Noite dos Carrapatos” é lido o “esconjuro dos Carrapatos” e é distribuída uma queimada a todos os presentes.
À semelhança de anos anteriores, a “Noite dos Carrapatos” integra novamente uma componente cénica com a participação de dois grupos de teatro local: “T’Amaranto” e “Animar Fridão”.
A organização convida a toda a população para se associar ao evento.