Termas de Amarante gozarão de proximidade e de visibilidade com o Tâmega
O Município de Amarante aprovou em reunião de Câmara do passado dia 21 de dezembro de 2015, o procedimento de concurso público da construção do Parque Termal das Murtas, tendo como preço base 2, 113.700,00 euros, iva excluído.
O estabelecimento termal que se pretende edificar vai situar-se em meio físico privilegiado, no antigo parque de campismo do Município, com uma relação próxima e de visibilidade com o rio Tâmega, com ótimas condições ambientais e de fácil acesso.
A proposta prevê a construção de dois edifícios. Um, técnico, localizado junto ao caminho pedonal a sul, composto por um compartimento técnico de apoio à captação de água termal, uma arrecadação de material de jardinagem e um sanitário de apoio a funcionários de serviço. Prevê-se uma pala, que abriga o percurso pedonal num ponto de paragem no acesso ao edifício das termas. Outro, de estabelecimento termal, no qual se realizará o aproveitamento das propriedades terapêuticas da água mineral natural que emerge no parque. O edifício desenvolve-se maioritariamente em piso 0, com áreas técnicas em pisos 1 e -1, e sobrelevado em relação ao terreno, protegendo-se da cota da maior cheia do rio nos últimos anos (2001). O acesso principal é feito através de percurso rampeado, com inclinação inferior a 5% e de escada modelada no terreno.
O estabelecimento termal compreende as seguintes unidades e serviços: receção, salas de espera, gabinetes médicos, vestiários e instalações sanitárias, áreas de tratamentos ou técnicas termais, áreas de repouso, serviços de apoio e áreas técnicas, áreas destinadas aos funcionários e áreas para armazenamento.
O equipamento vai dispor de infra estruturas viárias, de abastecimento de água, de saneamento, de recolha de lixos, de energia elétrica e de telecomunicações. Para além da construção do edifício pretende-se requalificar a área envolvente, criando-se um parque termal e a oferta de uma fruição integrada dos espaços interiores e exteriores.
O ambiente do parque e a qualidade dos espaços exteriores existentes determinam a existência de dois projetos, complementares mas independentes, de arquitetura e de arquitetura paisagista. A organização do terreno existente é herdeira de uma orgânica definida pelo programa de parque de campismo, com dois edifícios posicionados nos extremos opostos e um edifício de balneários no meio.
O processo do concurso para execução do contrato de empreitada denominado de “CONSTRUÇÃO DO PARQUE TERMAL DAS MURTAS”, encontra-se patente no Departamento de Administração Geral, da Câmara Municipal de Amarante, sita na Alameda Teixeira de Pascoaes – 4600 – 011 Amarante onde pode ser examinado, durante as horas de expediente, ou ainda descarregado, sem custos, na plataforma eletrónica https://www.acingov.pt/, desde a data do respetivo anúncio até à data limite para apresentação das propostas.