4 propostas vão ilustrar 83 montras
Já são conhecidas as propostas vencedoras da ação “Mimo a minha cidade”. A pensar na 3ª edição do MIMO Festival Amarante, o projeto RUA desafiou os comerciantes e artistas para mimar a cidade de Amarante. Foram selecionadas quatros propostas e aderiram ao desafio 83 comerciantes, o que permitiu a criação de quatro roteiros, que se estendem desde o edifício Navarras até Santa Luzia, visitáveis até final de setembro.
“Amores e Guitarradas”, por Beatriz Azevedo, é a história entre um homem e uma mulher, dividida nas perspetivas de cada um (característica que a distingue das restantes intervenções, existindo dois começos – ERA e Surviaria – e um fim comum – Ousadias). A história faz alusão à criação da viola amarantina, intercalando com aspetos da cultura de Amarante. O roteiro localiza-se no Edifício Navarras e Largo Conselheiro Antônio Cândido, também conhecido por Arquinho.
“As Clarissas d’Amarante”, por José Pinto, relata a história do mais antigo monumento de Amarante, o Mosteiro de Santa Clara de Amarante e os seus doces conventuais. O roteiro debruça-se sobre o património material e imaterial de Amarante, fazendo a ligação entre a origem do Mosteiro de Santa Clara, e do símbolo da gastronomia amarantina, os doces conventuais e regionais. Este roteiro encontra-se distribuído pela Rua 31 de Janeiro.
“Amadeo”, por Joana Torgal, apresenta-se como uma reinterpretação das obras artísticas de Amadeo de Souza-Cardoso pelos olhos da artista. Assim, Amadeo é contado, trazendo a sua arte à rua, como se as suas telas expostas em museus se encontrassem espalhadas pelas montras da cidade. O roteiro situa-se na Rua 5 de Outubro e na Rua Cândido dos Reis.
“Diabos de Amarante”, por Alizia, aborda a história das esculturas do casal de Diabos de Amarante. Ilustram-se então as aventuras e desventuras destas famosas esculturas, associadas a momentos históricos e referências culturais da cidade. O roteiro prolonga-se pela Rua Cândido dos Reis e por Santa Luzia.
A ação “MIMO a minha cidade” tem como intuito a revitalização das áreas comerciais do centro da cidade, bem como, desenvolver um roteiro artístico ao longo das montras comerciais, apresentando um fio condutor e convidando o espectador a percorrer a rua, aproveitando o fluxo de visitantes durante o MIMO Festival e a época alta. Uma divulgação, inovadora e original, da História e do Património Cultural de Amarante.
Esta iniciativa é desenvolvida pelo projeto RUA – Revitalização Urbana de Amarante e tem como promotores a Câmara Municipal de Amarante, através da InvestAmarante, a Associação Empresarial de Amarante e o Aventura Marão Clube, através da Casa da Juventude e o MIMO Festival como parceiro. Mais uma ação que vem realçar o desígnio de Amarante enquanto Cidade Criativa da UNESCO.