3 e 4 de maio: Filandorra traz a Amarante “Farsa de Inês Pereira”
220 alunos do 10º ano e 140 do ensino profissional vão assistir, a 3 e 4 de maio, à representação da peça “Farsa de Inês Pereira”, no auditório da Escola Secundária de Amarante, integrada no Ciclo de Teatro Vicentino. A iniciativa surge no âmbito do protocolo estabelecido entre o Município e a Filandorra-Teatro do Nordeste.
Com encenação de David Carvalho, a Farsa de Inês Pereira “é uma divertida comédia de carateres e costumes, que conta a história de Inês Pereira, jovem caprichosa e ambiciosa, que anda encantada por Brás da Mata, galante combatente, mas é pressionada a casar com Pêro Marques, um lavrador simples e sem cultura. É na escolha de pretendentes e suas consequências que se centra esta farsa vicentina, uma das mais divertidas e satíricas da vida quotidiana do tempo de Gil Vicente, escrita a partir do ditado popular ‘mais vale asno que me leve do que cavalo que me derrube’ e em resposta àqueles que acusavam o autor de plagiar as obras do teatro espanhol de Juan del Encina”.
A versão da Filandorra respeita fielmente o texto original, que é transposto para o século XXI, substituindo a figura de Inês Pereira por uma jovem “casadoira” que, em vez de lavrar/bordar, está a atar e a pendurar salpicões… Todo o contínuo da solução dramatúrgica traz o texto para a intemporalidade da obra vicentina.