15ª edição da Universidade Júnior conta com a participação de 22 alunos de Amarante
De 1 a 5 de julho, 19 alunos do concelho de Amarante, selecionados pelos agrupamentos escolares e escolas não agrupadas do ensino público e privado, com base no aproveitamento e mérito escolar, vão frequentar a “Universidade Júnior”. Esta iniciativa surge no âmbito do protocolo de colaboração entre o Município de Amarante e a Universidade do Porto. Consciente da importância desta parceria no reconhecimento do desempenho e do sucesso escolar, bem como na promoção da descoberta de novas áreas do conhecimento e o contacto com experiências diversificadas por parte dos jovens participantes, a Câmara Municipal de Amarante renovou este ano o protocolo celebrado com a Universidade do Porto.
A Universidade Júnior destina-se a alunos do 5º ao 12º ano e contempla atividades de diferentes áreas das várias Faculdades da Universidade do Porto, cujos planos e inscrições devem ser efetuados em universidadejunior.up.pt.
À semelhança de anos anteriores, o Município assegura o pagamento da propina bem como o transporte gratuito a todos os participantes apoiados. Aos que, por sua iniciativa, pretendam frequentar a Universidade Júnior será, igualmente, assegurado o transporte até ao limite da lotação do autocarro. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e o formulário para o transporte, disponível em www.cm-amarante.pt e entregá-lo, juntamente com o comprovativo de inscrição na Universidade Júnior, na Divisão de Educação, Juventude e Desporto, na Casa da Portela, na Rua Dr. Miguel Pinto Martins, ou enviar para dejd@cm-amarante.pt.
A estes dezanove jovens vão juntar-se as três jovens vencedoras do concurso “A Step to Stop”, promovido pela Autarquia, subordinado ao tema “Prevenção da Violência no Namoro”.
Vencedoras do concurso “A Step to Stop”:
1.º “Com amor e respeito, o namoro tem mais jeito” – Inês Sofia Augusto Moura, do Colégio de S. Gonçalo
2.º “Não deixes que a violência se torne uma tendência!” – Margarida Almeida Teixeira do Externato de Vila Meã
3.º “Não te condiciones pelo amor incondicional” – Sara Martins Pinheiro da Escola Secundária de Amarante